03/06/22
Manda
quem pode, obedece quem tem juízo e
não tem dinheiro para poder se dar ao luxo de dizer 'não'”.
11/06/22
Com
o capitalismo, criamos um mostro. Não é o sistema que atende às
necessidades das pessoas, mas as pesssoas que atendem às
necessidades do sistema, do capital, da elite detentora do capital. E
isso não é uma mera abstração, mas sim algo que se traduz
literalmente nos corpos e mentes adoecidos das pessoas que pululam o
globo.
09/08/22
Os humanos têm inteligência suficiente (exaptação negativa da lucidez) para entrarem numa crise existencial, mas não têm inteligência suficiente para sair dela. Logo, ela é incurável. A "solução" (impossível) poderia ser tanto retornar à aminalidade (algo na linha anarcoprimitivismo, e algo que Cioran tateia, por exemplo, no fim do texto "Urgência do pior"), quanto uma superação da condição humana, rumo ao super-homem ou ao transhumano, pós-humano. Acredito que todos esses sonhos de superação são ingênuos e estão contaminados por fantasias religiosas ou prometeicas. Logo, os humanos estão presos nessa condição, sem saída possível. Nietzsche e Kurzwei são utopistas ingênuos, vítimas da mitologia do Iluminismo.
12/08/22
***
Automutagênese: Protocolo de Redução de Danos para o Proletário no Capitalismo Tardio (As Novas Tábuas da Lei)
I - O principal life hack para ter uma vantagem desleal no jogo da vida no capitalismo tardio: não procriar, não ter nenhum filho/a.
II - Essencialismo: focar nas saúdes (financeira, mental e física), no sucesso na divisão social do trabalho (ganhar o máximo possível trabalhando o mínimo possível), em relacionamentos de qualidade, em desenvolvimento pessoal, em resultados.
III - Pragmatismo: foco no que é prático, afastando-se de debates ideológicos, utópicos e dogmáticos, e afastando-se dos cultos a personalidades e a ideias. Foco em si e nas pessoas relevantes na sua vida, e não em causas, utopias, movimentos, ideologias, doutrinas, cultos, etc.
IV - Decisões qualificadas: conhecer a si mesmo e ao mundo, com foco na contextualização para a tomada qualificada de decisões.
V - Detox mental: Ignorância seletiva, fugir das drogas químicas e das semióticas que, onipresentes, intoxicam o cotidiano e exploram as fraquezas mentais da maioria para o lucro de uma minoria.
VI - Empatia pragmática. Sem vocação para herói ou mártir.
VII - Automutagênese: desenvolvimento contínuo e incremental de hábitos angulares de saúde e de alta performance.
VIII - Ócio criativo, prazer e diversão enquanto ferramentas de saúde e desenvolvimento da criatividade.
IX – O Belo: cultivo de altos valores estéticos, fugindo da vulgaridade e do grotesco que poluem a cotidianidade reificada.
X - Principais "ismos" com os quais manter relações: Essencialismo, Eudemonismo, Estoicismo, Epicurismo, Cinismo, Maquiavelismo, Hedonismo, Bon-Vivantismo, Antinatalismo Egoísta (Childfree), Pragmatismo, Ceticismo, Materialismo Ontológico (incluindo Marxismo enquanto ontologia do ser social), Niilismo Ativo, Existencialismo, Absurdismo, Realismo Radical, Apateísmo, Agnosticismo, Construtivismo, Agilismo, Iconoclastia.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário