28/10/23
É impressionante como daria para transformar a vida da maioria das pessoas para muito melhor se elas lessem um parágrafo por dia dA Arte da Prudência. Livro de 300 parágrafos, do século 17, em domínio público, com 100 páginas.
31/10/23
O capitalismo quer nos usar e nos jogar fora. Usar-nos intensamente como produtores e consumidores de mercadorias. Usar-nos com uma intensidade tal que consome a nossa saúde e a nossa vida. Mas tudo bem para ele, pois o mundo das mercadorias também lucra com o nosso adoecimento e com a nossa morte. Cabe a nós resistirmos, defendermos nossa saúde e a nossa vida. Porém, na condição de trabalhadores assalariados, sempre teremos que aceitar um certo nível de corrosão da nossa saúde em troca do privilégio de estarmos bem empregados. Cabe a nós nos disciplinarmos para que a erosão de nossa saúde seja minimizada. Eliminar a zero essa erosão, ou até torná-la negativa, só é possível para quem atingiu a independência financeira.
07/11/23
Alimentação saudável, higiene do sono, prática regular de exercícios físicos, higiene mental, vida organizada, inteligência financeira, desenvolvimento pessoal... Trabalhar para melhorar nessas áreas implica numa melhoria de qualidade de vida para qualquer pessoa, seja autista ou não.
Talvez não adiante muito saber sobre o autismo e sobre o quanto a sociedade precisa mudar para podermos viver melhor nela e ao mesmo tempo ignorar esses aspectos importantes para a melhoria da qualidade de vida de qualquer pessoa.
E nesse mundo cheio de distrações, não há como conseguir focar em todas essas áreas sem muita disciplina e sem dizer não para os prazeres imediatos que nos são oferecidos o tempo todo pelos vendedores capitalistas. O sistema nos usa para realizar os lucros. A capitalismo não está aqui para atender as necessidades humanas (como está escrito em qualquer livro de introdução à Economia), são as pessoas que estão aqui para atender a necessidade do capitalismo. Somos usados e descartados – e nesse processo somos fonte de lucro na produção e no consumo das mercadorias, mesmo ao custo da nossa saúde, pois o sistema também lucra com nossas doenças e com nossa morte, já que elas também são ocasiões para a venda de mercadorias. Se queremos defender a nossa saúde e a nossa vida, precisamos resistir à sedução do mundo das mercadorias, aos cantos das sereias mercantis.
15/11/23
Motivos para o fim do sexo (todos, exceto o último, ligados ao capitalismo tardio)
*Hegemonia do mundo das mercadorias: A libido das pessoas se canaliza para o trabalho (produção de mercadorias) e para o consumo de mercadorias (incluindo as de entretenimento, que existem num montante muito maior do que alguém consegue consumir). A insegurança laboral exige um esforço de permanente busca de qualificação e atualização, pois nunca se está qualificado o suficiente. Enquanto isso, o sexo real é reprimido por puritanismos (como sempre foi), tanto de esquerda e de direita. Ou seja, há muitos incentivos sociais para não se engajar no sexo e, ainda, incentivos para se afastar do sexo. Não há publicidade para o sexo real, pois ele não é uma mercadoria. A desaparição do sexo é apenas um epifenômeno de um mundo saturado de mercadorias e focado na valorização do capital por meio dos humanos, e não focado em trazer qualidade de vida e de relações para os humanos. Ou seja, um mundo capital-ista, e não social-ista ou human-ista.
*Por causa das redes sociais e dos conteúdos áudio-visuais, por causa do semiocapitalismo, há uma saturação de contatos com os humanos, mesmo que sejam contatos de péssima qualidade. Essa saturação gera uma aversão à intimidade, uma incapacidade de suportar a intimidade, um desinteresse em desejar a intimidade. A profusão de telas gera uma hiperestimulação do visual em detrimento dos outros sentidos. Audição e paladar também conseguem ser bem explorados pelo mundo das mercadorias. O sentido menos experimentado e menos desenvolvido é tátil, por ser o mais difícil de ser explorado mercantilmente. A falta de experiência com esse sentido leva, no indivíduo, a sua atrofia e ao medo de explorá-lo: melhor se acomodar no que já está conhecido e estimulado pelo capitalismo.
*Exposição precoce e em grandes quantidades à pornografia. Confundir pornografia com realidade, estabelecendo um padrão inatingível. A pornografia (conteúdo audiovisual para masturbação), na medida em que é facilmente mercantilizada, não poderia deixar de também ser abundante e contribuir para a saturação de contato virtual com o humano e para o estímulo ao isolamento narcísico do indivíduo num mundo de fantasias no qual ele não precisa se arriscar a se relacionar com o outro. É muito mais fácil viver num mundo fantasioso de masturbação no qual o outro é um mero simulacro do desejo do próprio multivíduo desejante. Não há resistência, atrito, contrariedade, intimidade, desconforto, dificuldades de comunicação, negação em atender a demanda, etc.
*Crise da masculinidade. Os homens são estimulados a serem menos masculinos, mas as mulheres continuam a desejar secretamente "homens de verdade". Isso gera um aprofundamento do desencontro entre homens e mulheres.
*Como essa morte do sexo se trata de um processo social e como o sexo depende da interação com o outro, fica muito difícil para alguém encontrar um outro alguém que queira se esforçar para resistir a essas pressões sociais e queira ter relações sexuais de qualidade. Quando estamos falando de essencialismo, de estoicismo, de eudemonismo, de higiene mental, de alta performance, etc., estamos falando de práticas nas quais a pessoa pode se engajar sozinha, independentemente dos outros ao seu redor. Mas, nesse caso do sexo, ela precisa necessariamente achar alguém (por quem ela seja atraída sexualmente, e vice-versa) que tenha esse mesmo interesse de resistir a essas pressões sociais e se engajar na construção da intimidade por meio de relações sexuais de qualidade. E isso gera uma dificuldade adicional.
28/11/23
Saúdismo.
"Que tempos são estes, em que temos que defender o óbvio?" (Bertolt Brecht)
Mens sana in corpore sano, um ideal que tragicamente se perdeu neste mundo no qual os humanos são meras ferramentas de um maquinismo pantagruélico.
Vida simples e de alta performance. Foco na saúde. "Saúdismo"
1. Saúde física
1.1. Exercícios
1.2. Alimentação
1.3. Sono
- ritual do sono
1.4. Consultas médicas
1.5. Autocuidados (higiene pessoal, profilaxias, segurança, prevenção, etc.)
2. Saúde mental
2.1. Desenvolvimento pessoal
- Eudemonismo
- Estoicismo
- Epicurismo
- Cinismo
- Essencialismo
- Pragmatismo
- Maquiavelismo
- Inteligência Emocional
- Inteligência Positiva
- Tomada de Decisão
- Organização Pessoal
- Produtividade
- Clássicos da autoajuda
- Comunicação
- CNV
- Persuasão, influência, sedução, manipulação
- Liderança
- Hábitos
2.2. Psicologia
- Conhecer o básico de psicologia e de neurociências (Priorizar as Práticas Baseadas em Evidências)
- Fazer terapia
- Gestão do estresse e da ansiedade
- Psicologia Positiva
2.3. Praticar Mindfulness
2.4. Cultivar bons relacionamentos
2.5. Ter uma boa vida sexual
2.6. Organização da vida
2.7. Diversão
3. Saúde Financeira
3.1. Ganhar dinheiro
3.1.1 trabalho
-- entregas
-- jogo político
-- Networking
-- currículo
-- melhoria contínua
-- aprendizagem contínua
-- conhecimento crítico sobre a exploração do trabalho no capitalismo
-- etiqueta corporativa
-- cultura corporativa
3.1.2. investimentos
-- conhecimentos teóricos e práticos
3.2. Poupar dinheiro
- minimalismo
- inteligência financeira
- conhecimento crítico sobre o capitalismo, sobre o marketing e sobre a publicidade
- conhecimento sobre golpes, sobre segurança e sobre cibersegurança.
08/12/23
Sinto-me mais à vontade sob a subcultura coach do que sob a subcultura do mimimi.
....
Os desejos e as fantasias de uma pessoa podem se espalhar por um espectro dividido em basicamente 4 níveis:
1. Desejos que são factíveis. Podem ser desafiadores, mas são factíveis, como são os objetivos SMART.
2. Desejos que até são factíveis, mas que são altamente improváveis. Por exemplo, desejos que dependem da pessoa ganhar na loteria.
3. Desejos que são humanamente possíveis, mas são impossíveis para a pessoa em particular, mesmo com todo dinheiro do mundo.
4. Desejos que são humanamente impossíveis para qualquer ser humano.
Quem busca praticar o pragmatismo, o realismo e o essencialismo concentra seu foco em desejos e fantasias que estão no primeiro nível.
Focar nos outros níveis leva ao sofrimento da reiterada frustração, podendo, inclusive, levar à depressão, ou à manutenção de uma depressão já estabelecida.
09/12/23
Por que não sou comunista
1. Não acredito na ideia de progresso que anima o iluminismo e esta derivação específica do iluminismo que é o comunismo.
2. Não compartilho da ontologia da natureza humana que o marxismo possui e que o próprio Dicionário do Pensamento Marxista confessa que é uma ontologia otimista. Novamente, um aspecto que o comunismo herdou do iluminismo e que eu renego.
3. Acredito que a humanidade estará extinta em menos de 100 anos, ao mesmo tempo em que não acredito que daria tempo para o processo civilizacional superar o capitalismo em menos de 100 anos. Em outras palavras, acredito naquilo que os comunistas tanto gostam de denunciar: o chamado "realismo capitalista". Realmente é muito mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo. Eu mesmo já fiz uma lista aqui (no dia 11/12/21) com mais de 35 caminhos para o fim do mundo ("Caminhos seculares para o fim do mundo"). Da forma como eu vejo, é como se a civilização e a própria espécie humanas fossem semelhantes a uma pessoa que está amadurecendo, mas que acaba morrendo de velhice antes de chegar à plenitude da maturidade, antes de resolver seus problemas: as contradições que animam a dialética histórica humana não se resolverão a tempo da morte da história humana acontecer por falta de substrato material. A minha visão é mais materialista do que a dos marxistas. O materialismo dos marxistas está focado por demais na sociedade, eles não percebem o quanto as próprias existências da sociedade e mesmo da espécie humana dependem de uma materialidade finita que está sendo diuturnamente dilapidada. Estão presos a um materialismo do século XIX e presos na crítica cultural, esquecendo que essa cultura depende de corpos, e que esses corpos dependem de uma série de recursos naturais que são finitos e que estão em rápido (rápido em termos geológicos) processo de indisponibilização. Não entendem nem querem entender de ecologia, biologia conservativa e ciências da Terra, pois são pessoas "de humanas". Estão mais interessados em discutir qualquer questão cultural do que se envolver nos estudos desses assuntos fora das humanidades. O máximo que fazem é anexar o tópico da sustentabilidade sem se aprofundar nele, criando, por exemplo, o ecossocialismo, ou fazendo profecias do tipo "Socialismo ou Extinção". Não, é extinção mesmo, com ou sem socialismo.
4. Os exemplos de socialismo real. Embora eu acredite que eles foram melhores que os capitalismos em alguns aspectos (inclusive no aspecto da sustentabilidade ambiental), convenhamos que estiveram longe de ser uma maravilha, longe de ser algo que faça o sacrifício pessoal por eles parecer valer a pena. E perderam a guerra contra o capitalismo. Se eram superiores, porque não venceram? O comportamento dos comunistas em relação a esses exemplos de socialismo real também é difícil de lidar: uns renegam dizendo que se tratam de capitalismo de Estado, enquanto outros insistem em dizer que lá tudo era (ou é) muito melhor do que no capitalismo. Seja como for, parece-me que não vale a pena lutar para cair num regime como esses que existiram ou que ainda existem. Parece-me um esforço que não entrega o que promete. Talvez porque nem seja possível entregar a promessa, pois se trata de uma utopia, incompatível com a natureza humana? E se a tentativa de produzir o comunismo já gerou esses modelos de sociedade uma vez, porque não geraria de novo numa nova tentativa?
5. Por falar em natureza humana, esses marxistas, como pessoas "de humanas", têm enorme dificuldade em aceitar os fatos científicos sobre a natureza humana. Talvez porque, se aceitarem, vai ficar difícil sustentar o otimismo ontológico do qual depende a utopia que eles acreditam? Eu entendo que um exagero do biologismo foi usado no passado para defender ideologias eugênicas, e que ainda hoje em dia seja usado em ideologias burguesas, mas isso não significa que podemos simplesmente jogar fora a ontologia biológica. A verdade, para mim, é que a sociobiologia está mais epistemologicamente e ontologicamente correta do que o próprio marxismo.
6. O wishful thinking dos comunistas, que é o mesmo dos prosélitos de qualquer ideologia-utopia: ficam torcendo os dados para que corroborem suas crenças, tanto sobre o que o mundo é, quanto sobre o que ele deveria ser, quanto, ainda, sobre o que ele será.
7. Meu pragmatismo e meu essencialismo: busco economizar meus recursos escassos e alocá-los em atividades ligadas à minha saúde (física, mental e financeira), e não em intermináveis discussões sobre o que o mundo é, o que ele deveria ser e o que ele será.
8. Sou cético, sou um pessimista ontológico e um niilista passivo. Não tenho vocação nem para profeta nem para mártir. Mesmo que a humanidade durasse mais séculos ou milênios, acho que os cenários mais prováveis seriam os que ainda manteriam a dinâmica de explorados e exploradores, conforme descritos por muitas ficções científicas (por exemplo, Warhammer 40.000). O único otimismo que eu tenho é na gestão da minha própria vida, naquilo que está sob meu controle. Neste aspecto, sou um eudemonista, misturando aspectos do estoicismo, do cinismo, do epicurismo, do maquiavelismo, do desenvolvimento pessoal, do essencialismo, da psicologia positiva, etc. Para mim, o mundo seria um lugar melhor se todas essas pessoas (de todas as ideologias e religiões) que estão militando para mudar o mundo estivessem se esforçando para serem pessoas melhores, com mais saúde física e mental. Mas, em vez disso, elas preferem entrar em aventuras quixotescas para impor aos demais aquilo que elas acreditam que seria a salvação do mundo, o que, ironicamente, deixa o mundo ainda pior (e isto é um exemplo de iatrogenia).
9. Para mim, essas ideologias e utopias (não só o comunismo, mas as demais, tanto à direita quanto à esquerda, e inclusive as religiões) servem mais para cumprir um papel de muleta psicológica. Ajudam as pessoas a suportarem a vida, pois lhes permite sonhar que um dia as coisas serão melhores. Para mim serão piores – e rumo à extinção. Eu busco focar não em sonhar com um mundo melhor, mas em mudar o que de fato está ao meu alcance de ser mudado na minha vida, dentro do sistema social como ele é e está. Não me atribuo um papel de trabalhar pela melhoria do mundo, pois viver a minha vida da melhor forma possível já é desafiador o suficiente. Diferentemente destas pessoas, eu não me atribuo um papel de transformador social, de propagador da minha boa nova. Sei que não adianta querer forçar. Posso até ajudar alguém que pedir, mas quase ninguém pede. Como o próprio Baltazar Gracián diz, "ainda que sejam raros os oráculos de sensatez, vivem ociosos, porque ninguém os consulta" (parágrafo 176 d'A Arte da Prudência). Para mim, o foco na saúde já basta como forma de resistência ao capitalismo – tanto na esfera da produção quanto na esfera do consumo. Focar na própria saúde é algo muito mais concreto (e material) do que sonhar com um novo mundo. Cansei de ver gente de esquerda com a saúde em frangalhos e refém da indústria alimentar, da indústria farmacêutica e da indústria do entretenimento. Acredito que essas pessoas estariam melhor se focassem em cuidar mais das suas saúdes, em vez de militar por um mundo melhor. Mas não me atribuo um papel de instruí-las. As informações estão aí, disponíveis, mas essas pessoas não se interessam por elas; não sou eu que vou forçá-las a se interessarem.
11/12/23
Dória foi um visionário com aquele acinte da "farinata". Ele esteve décadas à frente do seu tempo. Um dia, essa comida liofilizada feita com alimentos próximos do vencimento será corriqueira no nosso dia-a-dia, junto com as farinhas de insetos. Os pobres e a classe média vão se empanturrar com essas rações humanas.
22/12/23
Comemos para subsidiar os processos alostáticos necessários para a autopoiese da sintropia dos sistemas complexos que são os nossos corpos. Incluindo-se nos corpos os cérebros e, por extensão, os epifenômenos dos cérebros conhecidos como mentes.
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